Sua rotina é agitada? É difícil manter a concentração? Então, aqui é o seu lugar. Afinal, neste artigo você descobre como vencer o cansaço e estudar para o concurso militar.

Quanto mais responsabilidades você tiver na sua rotina, mais fácil fica de sofrer com o cansaço mental, estafa ou fadiga. Aliás, essas são condições comuns para quem precisa aliar, por exemplo, trabalho e estudo.

Por mais dedicado que você seja, o corpo realmente tem um limite quando o assunto é esforço, seja físico ou mental. Assim, é essencial que você saiba como driblar o estresse e a irritabilidade provenientes dessa situação.

Da mesma maneira, quando você está sobre pressão, fica mais difícil se concentrar e ter um bom desempenho nos estudos.

Por isso, foram reunidos na sequência 7 passos que te ajudarão a superar esse desafio e a manter seus níveis de concentração elevados. Além disso, as dicas aqui vão contribuir para você ter mais bem-estar, qualidade de vida e disposição para encarar os livros e garantir sua vaga.

Boa leitura!

1) Alimente-se bem para vencer o cansaço e estudar para o concurso militar

Em primeiro lugar, o corpo precisa de energia e boa parte dela vem dos alimentos. Por isso, é fundamental que você coma bem. Dessa forma, comece sempre o seu dia com um café da manhã reforçado. Afinal, essa é a refeição mais importante.

Depois, nos lanches, almoço e janta, prefira os produtos naturais e ricos em fibras, vitaminas e ômegas. Aliás, são estes que ajudam o cérebro a ter mais concentração e a funcionar melhor. Frutas, por exemplo, são sempre bem-vindas.

Portanto, deixe os açúcares e carboidratos de lado, pois eles, geralmente, causam sonolência.

2) Beba bastante água

Outro ponto importante no quesito energia para vencer o cansaço e estudar para o concurso militar é a hidratação. A água tem papel fundamental nas funções do organismo, além de regular a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo.

Da mesma maneira, ela acaba sendo um estimulante quando ingerida ao longo do dia. Então, separe uma garrafa ou copo grande e deixe-o por perto durante os estudos.

Café e energéticos, por exemplo, devem ser substituídos pela água, já que eles desidratam e causam apenas sensação temporária de energia. Já a água fornece concentração e estímulo por longo período.

3) Use a água fria como aliada para vencer o cansaço e estudar para o concurso militar

Em terceiro lugar, sempre que sentir que a preguiça e a sonolência estão te vencendo, use a água fria como sua aliada. Parece clichê, mas ela é um dos melhores despertadores que o corpo pode ter.

Então, quando sentir que o rendimento caiu, faça uma pausa e tome um banho frio ou lave o rosto, por exemplo. Na volta, perceberá como o cérebro estará mais “aberto” a absorver o conhecimento.

4) Faça pausas programadas enquanto estuda

Se você já ouviu falar sobre a técnica Pomodoro (inserir link do artigo relacionado), já sabe a importância das pausas para a concentração e a produtividade. Portanto, use-a para vencer o cansaço e estudar para o concurso militar.

Porém, se não conhece esse conceito, aqui vai a sua base: a cada 25 minutos de estudo concentrado é fundamental fazer intervalos de cerca de 5 minutos.

Na metodologia, esse é considerado o período de um ciclo. Depois, quando completá-lo, deve ser feito um intervalo maior, de cerca de 30 minutos.

Para aplicar a técnica, você pode usar apps como o Be Focused (iOs) e o Clear Focus (Android) ou sites como o Tomato-timer. Assim, esses períodos de descanso renovam a energia do cérebro e contribuem para o desempenho nos estudos.

5) Tenha um ambiente adequado para vencer o cansaço e estudar para o concurso militar

Embora seja comum as pessoas não darem o devido valor ao ambiente de estudo, esse é um erro que influencia diretamente na produtividade e concentração. Dessa forma, tenha atenção aos seguintes pontos no cômodo onde for se preparar para a prova:

  • Conforto e tranquilidade devem estar presentes;
  • Mantenha as distrações o mais longe possível, como o telefone, a TV e até o cachorro, por exemplo;
  • Tenha a iluminação adequada, seja por janelas ou luminárias;
  • Invista em uma cadeira ergonômica;
  • Use a mesa na altura certa, os braços precisam ficar em um ângulo semelhante a 90 graus;
  • Capriche na organização, inclusive tudo o que precisa para anotações deve estar ao seu alcance, sem que você precise ficar levantando.

6) Faça exercícios físicos

Da mesma maneira que os alimentos influenciam o funcionamento e a energia física e mental, os exercícios também têm papel fundamental nesse processo.

Praticá-los regularmente contribui para um raciocínio mais rápido, assim como para um metabolismo mais eficiente. Esses dois fatores em conjunto ajudam a vencer o cansaço e estudar para o concurso militar.

Se você estuda à noite, por exemplo, experimente dar alguns pulos, se alongar ou até fazer alguns abdominais na hora que a sonolência bater. Você sentirá rapidamente uma nova carga de energia. Além disso, o esporte ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse.

7) Durma bem para vencer o cansaço e estudar para o concurso militar

Por fim, é essencial ter uma boa noite de sono em todas as fases da vida. Porém, no período de estudo esse é um ponto ainda mais importante. Afinal, é enquanto se dorme que o organismo se recupera da fadiga do dia e repõe suas energias para encarar os novos desafios do raiar do sol.

Então, nada de passar a noite toda acordado estudando, pois isso não irá contribuir para seu rendimento, aprendizado e, menos ainda, concentração. Assim, respeite o indicado de pelo menos 8 horas diárias de descanso.

Agora que você já sabe o que fazer para vencer o cansaço e estudar para o concurso militar, pode aproveitar ainda mais o seu curso online da Unipré.

Já que, no final das contas, pelo app ou site da instituição você pode estudar quando e como quiser. Inclusive, criando sua rotina de estudos personalizada e aproveitando recursos como simulados, monitoria e lista de exercícios selecionados. Conheça, bom estudo e boa prova!

×