A carreira militar pode ser iniciada ou continuada por diversos concursos. Por isso, hoje você aprende aqui tudo sobre o CHQAO, o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais.

Embora esse seja um certame para quem já é suboficial do Exército Brasileiro, ele permite o ingresso em áreas distintas. Inclusive, com carência de profissionais dentro da instituição.

Então, na sequência você confere o que é esse concurso, como são as vagas e requisitos, o plano de carreira, as etapas e também como se preparar. Boa leitura!

Tudo sobre o CHQAO: qual o objetivo do concurso

Para começar, tudo sobre o CHQAO deve passar pelo entendimento do objetivo desse concurso. Dessa forma, ele visa capacitar os chamados “Praças” em áreas distintas, como administração, finanças e logística da Força Terrestre.

Assim, os subtenentes aprovados irão ocupar vagas e desempenhar funções de acordo com a necessidade do Exército Brasileiro. Por isso, a quantidade de vagas é variável.

Entretanto, independente da quantidade de vacâncias, os alunos passarão por dois anos letivos de aprendizado.

Histórico do CHQAO

Além de conhecer o objetivo do concurso, em tudo sobre o CHQAO vale a pena falar sobre a sua história e criação.

Assim, essa formação foi criada pela Portaria Ministerial 171, de 27 de fevereiro de 1984, mas só foi efetivamente iniciada em 2012, tendo sua primeira prova realizada no final do referido ano.

Uma curiosidade é que, até 2017, essa preparação não era um pré-requisito para quem desejava seguir carreira no Quadro Auxiliar de Oficiais. Só a partir da prova de 2018 é que se tornou obrigatório.

Requisitos e edital

Quanto aos pré-requisitos, além de ser suboficial do Exército Brasileiro, o certame é voltado apenas para homens. Não existe uma idade mínima ou máxima exigida para participar do certame.

Já o edital, quando a data da prova é confirmada, ele é postado no site do Exército Brasileiro. O de 2019, último realizado, pode ser conferido aqui.

Assim, nele ficam descritas as disciplinas, temas e bibliografia que será cobrada no exame intelectual. Depois, os candidatos devem fazer a inscrição pelo Portal de Ensino do Exército, dentro do período indicado no edital. Não há cobrança, por ser uma ação interna.

Como é o plano de carreira

Porém, tudo sobre o CHQAO também passa pelo entendimento do plano de carreira. Portanto, antes de concluir o curso como Tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais, o militar aprovado passará por um ano de formação EAD, ou seja, à distância, com mais de 600 horas de duração.

Os estudos deverão ser realizados dentro do próprio ambiente de trabalho do futuro Oficial. Somados a elas estão 600 horas de atividade laboral, ainda dentro do primeiro ano de formação.

Então, no segundo ano de aprendizado, chega a hora de fazer um estágio supervisionado, com 400 horas. Dessa forma, ao todo, são 1.600 horas de especialização já na área pretendida.

Assim que o candidato é aprovado nessa última etapa, o salário fica na faixa dos R$ 7.000,00. Entretanto, ele tende a subir conforme a patente.

Tudo sobre o CHQAO: conheça as etapas do certame

Agora, é a hora de descobrir como é o exame intelectual. Afinal, essa é a única prova de avaliação do concurso, toda de questões objetivas. Geralmente, ela é realizada no mês de outubro, com divulgação de resultado até dezembro.

Assim, os aprovados costumam iniciar a formação no mês de janeiro ou fevereiro do ano seguinte. Então, fique ligado em tudo sobre o CHQAO quanto às matérias exigidas, que são:

1) Conhecimentos Gerais:

  • Português: 10 questões;
  • Geografia do Brasil: 10 questões;
  • História do Brasil: 10 questões.

2) Conhecimentos Profissionais:

  • Estatuto dos Militares (Lei nº 6.880, de 9 DEZ 1980): 10 questões;
  • Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (RISG) (Port nº 816-Cmt Ex, de 19 DEZ 03): 10 questões;
  • Regulamento de Administração do Exército (RAE) (Dec nº 98.820, de 12 JAN 1990): 10 questões;
  • Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) (Decreto nº 4.346, de 26 AGO 02): 10 questões.

O exame tem duração de 5 horas e costuma ser feito na parte da tarde de uma sexta-feira.

Lembre-se de ler o edital na íntegra para conferir os capítulos e a bibliografia cobrada em cada parte da prova, assim como os detalhes da avaliação.

Conquiste sua vaga com o curso online preparatório da Unipré

Por fim, independente de você já estar acostumado com as provas militares, esse é um exame específico. Por isso, como parte de tudo sobre o CHQAO está o estudo e a preparação para essa avaliação.

O curso online preparatório da Unipré tem tudo o que você precisa para garantir o ingresso nesse novo patamar da carreira.

Por lá, você tem acesso a conteúdos específicos, pode estudar através de um app mobile e ainda conta com o suporte de professores de renome na área.

Além disso, tem um plano de estudos personalizado para a sua agenda e pode fazer simulados exclusivos para conferir seus conhecimentos. Conheça, estude e siga a carreira dos seus sonhos!