Trabalhar e estudar para concursos militares ao mesmo tempo pode ser um desafio. Afinal, o período disponível para os estudos pode acabar ficando reduzido, comparado a outros candidatos.

Além disso, o cansaço tende a ser maior, o que pode prejudicar o desempenho e o aprendizado. Porém, com alguns cuidados é possível driblar esses obstáculos e alcançar a sua tão sonhada vaga.

Então, na sequência, você confere algumas dicas para organizar a rotina e chegar lá!
Boa leitura!

10 dicas para trabalhar e estudar para concursos militares e ser aprovado

Primeiramente, independente do tempo que tiver disponível entre trabalhar e estudar para concursos militares, para alcançar seu objetivo de passar na prova é preciso dedicação.

Por isso, o passo zero é a organização. Portanto, separe um papel e caneta ou uma planilha para colocar seus horários de estudo e planejar sua rotina de aprendizado.

Mas, antes, não se esqueça de avaliar o edital, as matérias e conteúdos que serão cobrados e dividir seus períodos de estudo entre tudo isso. Agora, veja outras dicas para aumentar suas chances de ser aprovado!

1) Defina objetivos diários

Em primeiro lugar, todos os dias será necessário que você cumpra metas de estudo para conseguir trabalhar e estudar para concursos militares de forma eficiente.

Então, separe as matérias que tem mais dificuldade das que são mais fáceis e determine o tempo que irá dedicar a cada disciplina. Ah, não esqueça também da resolução de exercícios para treinar o aprendizado.

2) Dê preferência aos cursos online

Justamente pelo tempo ser mais curto é preciso aproveitar as brechas disponíveis no seu dia para os estudos. Dessa forma, a melhor maneira de aprender, até no horário de almoço ou no transporte público, é através da escolha de um curso preparatório online.

Afinal, usar a web é uma das melhores formas de otimizar seu tempo e organizar a rotina. Para trabalhar e estudar para concursos militares ao mesmo tempo, é uma excelente saída!

Os da Unipré, por exemplo, são primorosos na qualidade do ensino e disponibilizam diversos recursos para os alunos, como:

  • Criação de um Plano de Estudo Personalizado (PE), os conteúdos que você precisa ler semanalmente já serão indicados;

 

  • Videoaulas atualizadas, inclusive durante a realização do curso, sempre de acordo com o edital;

 

  • Aulas ao vivo, para correção de exercícios e revisões, por exemplo;

 

  • Simulados exclusivos;

 

  • Tira-dúvidas online direto com os professores;

 

  • Barra de progresso para acompanhar o desempenho nos estudos;

 

  • App para que você possa aproveitar todas as ferramentas até pelo smartphone ou tablet.

3) Organize seu local de estudo

Em terceiro lugar, para trabalhar e estudar para concursos militares tenha cuidado com a adequação do ambiente de aprendizado.

Então, escolha um local calmo, bem iluminado, com cadeira e mesa ergonômicas e que tenha tudo o que você precisa. Dessa forma, você não precisará ficar levantando toda hora e se sentirá confortável.

Da mesma maneira, é fundamental deixar de lado distrações como celular, TV e até o pet, para que você consiga manter a concentração.

4) Tenha atenção com o seu corpo e mente para trabalhar e estudar para concursos militares

Embora muitas pessoas não se preocupem com aspectos como hidratação e alimentação, por exemplo. Eles têm um grande papel na atenção, foco e capacidade de aprendizado.

Por isso, é essencial que você tenha uma dieta equilibrada, beba bastante água e siga outros cuidados (inserir link do artigo relacionado) para manter o corpo e a mente despertos. Assim, sua capacidade de absorver conhecimento será maior e você se livra do cansaço.

5) Faça resumos

Sempre que estiver estudando uma matéria faça resumos. Dessa forma, você poderá levar suas anotações com você para o trabalho e aproveitar as pausas para revisar conteúdos e tirar dúvidas. Toda brecha vale, desde a espera para começar uma reunião até a fila da condução.

6) Evite levar serviço para casa para trabalhar e estudar para concursos militares

Eventualmente você não consegue finalizar suas tarefas laborais? Então, prefira ficar até mais tarde no escritório. Porém, não leve nada para terminar em casa.

É preciso que você tenha foco tanto no serviço quanto no aprendizado. Portanto, os dois devem ter seus momentos, horários e rotinas específicos e separados. Concentre-se nos estudos quando for a hora deles e deixe qualquer problema do trabalho lá na empresa!

7) Não abra mão da sua vida pessoal

Embora seja comum nesse período de trabalhar e estudar para concursos militares suas atividades sociais diminuírem, não deixe nem o lazer e nem sua família de lado.

Dessa forma, sempre tire alguns minutos do seu dia para ouvir música, ler um bom livro, conversar com a esposa ou marido e, acima de tudo, conviver com as crianças, se tiver.

Assim, seu cérebro também estará mais relaxado e poderá aumentar sua capacidade de concentração. Afinal, ninguém vive só de obrigações.

8) Mude alguns hábitos para trabalhar e estudar para concursos militares

Apesar de a maioria das pessoas acabarem estudando após o trabalho, para algumas esse processo é mais difícil. Afinal, o cansaço bate depois de um dia inteiro de correria.

Portanto, se você é um desses indivíduos, tente acordar mais cedo e inverter sua rotina. Durma por volta das 21h e acorde às 3h ou 4h da manhã, por exemplo, para aprender até a hora de ir trabalhar.

9) Dedique-se ao aprendizado nos fins de semana

Por muito que você estude durante a semana, nada melhor do que aproveitar os dias em que não estiver trabalhando para aprofundar seus conhecimentos sobre a prova.

Então, divida os dias de “folga laboral” entre lazer e obrigação, dedicando seus estudos para as disciplinas mais difíceis, por exemplo. Assim, como sua mente estará mais descansada, ficará apta a absorver os conteúdos com mais facilidade.

10) Considere tirar férias no trabalho próximo à prova

Por fim, se você tiver férias para tirar, que tal aproveitar o mês que antecede a prova para aproveitá-las para os estudos? Afinal, se seu objetivo maior é ser aprovado, essa pode ser uma estratégia que faz a diferença na reta final.

Inclusive, você estará mais descansado e sentirá mais confiança para o fim de semana do certame. Por isso, assim que sair o edital, já programe seu recesso para a época da avaliação.

Enfim, seguindo essas dicas fica mais fácil trabalhar e estudar para concursos militares e garantir a sua aprovação. Faça sua parte!

×