Os concursos militares possuem algumas particularidades comparados a outros. Por isso, as técnicas de estudos para eles devem considerar aspectos como:

  • A preparação para as provas físicas;
  • O conhecimento específico de certas leis;
  • O aprendizado de informações específicas da força armada, como valores e missão, por exemplo.

Então, a Unipré, especializada em cursos preparatórios online para concursos militares, separou abaixo dicas essenciais sobre esse assunto.

Tanto para quem está começando quanto para aqueles que já estudam há algum tempo. Boa leitura!

Técnicas de estudos para iniciantes

Em primeiro lugar, quem está começando a estudar para concursos precisa estabelecer um objetivo.

Assim, deve escolher qual força armada quer ingressar e em qual carreira. Depois, deve seguir técnicas de estudos focadas no aprendizado e preparação física:

1) Monte um plano de estudo, com metas diárias e que contemple todas as matérias. Ao fazer um curso da Unipré, por exemplo, você terá um planejamento personalizado;

2) Em segundo lugar, faça provas de certames anteriores. Dessa forma, ao pegar as avaliações antigas, você saberá o que costuma ser mais cobrado e poderá treinar o tempo da avaliação;

3) Depois, treine o circuito e o tempo do Teste de Aptidão Física . O TAF também deve estar no cronograma de aprendizado. Verifique as exigências do concurso que decidir prestar e treine;

4) Em quarto lugar, pratique a Redação. Assim, entre as técnicas de estudos você deve incluir escrever, revisar e passar a limpo ao menos um texto nos moldes do certame.

Além disso, estude os temas da atualidade, assuntos passados e aspectos como gramática e interpretação;

5) Enfim, faça resumos. Afinal, esse cuidado te ajudará a revisar as matérias e a identificar pontos que precisa reforçar o aprendizado.

Técnicas de estudos para quem já tem certa experiência

Entretanto, para quem está acostumado à dinâmica de estudo e precisa se aprofundar, também existem algumas técnicas de estudos que podem ser úteis.

Porém, vale reforçar que elas também são válidas para quem está começando. Então, confira as indicações da Unipré:

1) Evite as distrações. Muitas vezes, celular, TV, telefone e até a família podem interromper sua concentração durante o aprendizado.

Embora isso tudo pareça natural, são aspectos que acabam prejudicando o rendimento. Portanto, procure um local tranquilo e longe dessas interferências nos horários de estudo;

2) Em segundo lugar, avalie como está o seu nível de aprendizado em cada disciplina. Dessa forma, você estará mais preparado para se aprofundar nos assuntos mais difíceis e sanar possíveis dúvidas.

3) Saiba o que funciona para você. Então, a verdade é só uma: seu desempenho está diretamente ligado ao seu esforço.

Por isso, quanto mais você entender o que funciona para a construção do seu conhecimento, mais aprenderá e maiores serão suas chances de aprovação com essas técnicas de estudos;

4) Em quarto lugar, faça um bom uso do tempo. Afinal, esse é o recurso mais escasso que você enfrentará. Assim, ajuste sempre o planejamento, com base na sua experiência;

5) Por fim, não veja os outros como concorrentes. Inclusive, a troca de experiências entre candidatos é benéfica para desenvolver o aprendizado e reduzir a ansiedade.

Prepare-se com a Unipré

Então, gostou das dicas e técnicas de estudos? Lembre-se que o final do ano é a oportunidade perfeita para se planejar para os próximos certames.

Assim, confira as datas previstas e se inscreva nos cursos preparatórios online da Unipré para conquistar sua vaga. Até a próxima!

×