Produtividade tem tudo a ver com concursos militares. Afinal, o tempo é curto quando se tem muito a estudar. Por isso, aqui você conhece a técnica Pomodoro e como aplicá-la na rotina de estudos. Além disso, saberá 3 apps gratuitos que poderão te ajudar nessa missão. Pronto?

O que é a técnica Pomodoro

Em primeiro lugar, a mente humana tem um limite de concentração. Então, foi em cima desse entendimento que a técnica Pomodoro foi criada.

Estabelecida por volta de 1980, pelo italiano Francesco Cirillo, a estratégia visa aumentar o foco na realização de atividades de estudo ou trabalho. Principalmente, para quem procrastina ou tem problemas com distrações.

Dessa forma, seu conceito refere-se à execução de tarefas através de cronômetro, ou seja, por um determinado tempo. Assim, você estuda focado durante alguns minutos e depois dá um descanso para o cérebro.

Ao mesmo tempo em que descansa, a mente fica pronta para ter alto nível de concentração novamente, melhorando a performance.

Portanto, na técnica Pomodoro fica estabelecido:

  • 25 minutos de estudo concentrado com intervalos de cerca de 5 minutos entre cada ciclo.

Como aplicar a técnica Pomodoro

Bom, para começar a colocar em prática você precisará de um cronômetro ou despertador, por exemplo, papel e caneta. Então, inicie seus estudos e marque o alarme para 25 minutos depois.

Apitou? Agora, levante, vá ao banheiro, dê aquela espiada no celular e, em 5 minutos, retorne aos estudos. Na sequência, repita o processo por mais três vezes e aumente o descanso final para até 30 minutos.

Após, volte aos períodos de 25 minutos de foco e 5 minutos de pausa até que se completem duas horas. Por que o papel? Para você anotar qualquer distração que ocorra no estudo, conforme ela aconteça.

Assim, você poderá analisar quando e porque foi interrompido e o que atrapalha sua concentração, por exemplo. Então, terá informações para melhorar o estudo para os concursos militares e reduzir distrações. Além disso, poderá:

  • Diminuir a ansiedade;
  • Melhorar a motivação;
  • Saber o que consegue produzir dentro desse tempo;
  • Aumentar a assertividade.

3 apps gratuitos para ajudar na técnica Pomodoro

Caso queira ampliar sua experiência no Pomodoro, você poderá utilizar alguns aplicativos na hora de estudar para os concursos militares. Aqui, foram separados 3 deles, todos gratuitos:

1) Be Focused ou Clear Focus

O primeiro está disponível para iOS e o segundo para Android. Porém, os dois têm funcionamento semelhante. Além do cronômetro, é possível incluir tarefas que devem ser feitas antes dos períodos de foco. Assim como, analisar o histórico do que foi feito e gráficos de performance.

2) Tomato-timer

Em segundo lugar, esse é um site para quem estuda online, como através dos cursos preparatórios da Unipré. Nele, você acessa, estipula o tempo e, depois, inicia a contagem. Assim que acabar, o programa emitirá um som.

3) Pomello

Assim como o Tomato-Timer, essa ferramenta também é ideal para estudos no computador ou notebook, sendo compatível com Windows, MAC e Linux.

Sua peculiaridade está em funcionar integrado ao Trello, plataforma de organização de tarefas. Dessa forma, você pode colocar nos cartões do sistema suas disciplinas e usar o app para concluir cada etapa.

Aplique a técnica Pomodoro nos cursos da Unipré

Por fim, você pode utilizar a estratégia estudando online, através dos cursos da Unipré, e durante as revisões e leituras.

Afinal, a técnica Pomodoro se aplica a qualquer situação da rotina de estudos que requer foco. Além disso, pelo app da Unipré você acessa os conteúdos exclusivos como e onde quiser.

Conheça, bons estudos e boa prova!

×