Assim como ocorre com outras forças armadas, a Marinha do Brasil e o meio ambiente também têm uma relação próxima.

Dessa forma, a exemplo do Exército Brasileiro, essa instituição possui alguns projetos-chave que você conhecerá abaixo.

Então, conheça as iniciativas e também as ações de outubro. Afinal, quem segue carreira nessas organizações tem um dever a cumprir com a preservação ambiental e de recursos naturais.

Boa leitura!

Proteção da fauna marinha e investigação criminal

Para começar, vale a pena citar a relação da Marinha do Brasil e o meio ambiente através do projeto Protegendo a Amazônia Azul.

Assim, o foco aqui é o combate ao derramamento de óleo nas costas e litoral do Brasil.

Inclusive, devido às particularidades e extensão territorial do país, esse é um trabalho conjunto.

Então, reúne instituições como Ibama, ICMBio, Polícia Federal, Petrobras, Governo Federal e Ministério da Defesa, por exemplo.

Dessa forma, a iniciativa começou após um crime ambiental em agosto de 2019. Na ocasião, manchas de óleo foram identificadas na costa do Nordeste e Sudeste. Sem distinção de onde o vazamento começou e quem o provocou.

Até hoje não houve punição e identificação dos autores desse crime, que prejudicou a fauna marinha e ainda causa reflexos.

Embora tenha sido criado para a investigação dessa ocorrência, o projeto faz parte das ações da Marinha do Brasil e o meio ambiente.

Portanto, reúne profissionais de diversas áreas para punir os responsáveis, mas também evitar casos semelhantes.

Entre eles, especialistas em oceanografia, meteorologia, química do petróleo e seus derivados e até em estatística e criminalística.

Para você ter uma ideia, os trabalhos conjuntos levaram ao recolhimento de mais de 5.000 toneladas de óleo e resíduos entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Além disso, as atividades mostraram a necessidade de investir e aprimorar o monitoramento de navios no litoral.

Marinha do Brasil e o meio ambiente: projeto Mar Limpo é Vida

Agora, é a vez de conhecer a principal iniciativa, chamada de Mar Limpo é Vida.

Com o mote de contribuir para a limpeza da Amazônia Azul, o combate ao lixo marítimo é o objetivo desse projeto da Marinha do Brasil e o meio ambiente.

Segundo a instituição, 80% desses resíduos são originários dos continentes. Além disso, em sua maioria são plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais e papéis.

Ou seja, esses descartes são um perigo à vida marinha, principalmente pela capacidade de se espalharem facilmente devido às mares.

Inclusive, os impactos não são apenas ambientais. Mas, também afetam a economia e as pessoas que vivem do mar.

Dessa forma, para reforçar o seu compromisso, em 2019, a instituição junto ao Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) iniciaram um Acordo de Cooperação Técnica.

Assim, o objetivo é criar um compromisso de cooperação para proteger as águas brasileiras.

Então, desse esforço, surgiu o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM), no mesmo ano. Com o objetivo de reunir frentes federais, estaduais e municipais  de combate ao lixo no mar.

Ações de outubro da Marinha do Brasil e o meio ambiente

Bom, agora que você já conhece algumas das iniciativas da Marinha do Brasil e o meio ambiente, vale a pena conferir as ações realizadas em outubro. Todas as que você verá aqui são parte do projeto Mar Limpo é Vida.

Em primeiro lugar, o mês começou com uma campanha de limpeza na Praia de Muriú, em Ceará-Mirim (RN). Além disso, houve conscientização da população sobre a necessidade de participar do PNCLM.

Depois, a Praia do Forte, na Bahia, foi inspecionada. Com o objetivo de monitorar os resultados das ações realizadas na região desde 2019.

O mesmo ocorreu em outra data de outubro nas praias de Tamandaré, em Pernambuco.

Após, no Rio de Janeiro, houve mutirão de combate ao lixo no mar. Assim como, o acompanhamento da transferência de carga entre navios no mar do Ceará.

Neste caso, a ação visava monitorar possíveis vazamentos de óleo durante o serviço. Ação semelhante ocorreu no litoral do Amapá e norte da Ilha de Marajó (PA).

Desta vez, para realizar uma patrulha naval sobre diversos navios para identificá-los e checar possíveis vazamentos.

Por fim, foram feitas atividades de limpeza nas praias de Outeiro (PA), como parte do PNCLM. Também com orientação a moradores, pescadores e frequentadores dos locais.

E aí, gostou das ações da Marinha do Brasil e o meio ambiente? Se animou para ser parte desse time que ajuda a natureza e seguir carreira nessa força armada?

Então, conheça os cursos preparatórios online da Unipré e comece a estudar para realizar esse sonho.

Afinal, a conquista da vaga depende só de você e da sua dedicação. Conheça, prepare-se e boa prova! Até breve!

×