Se você tem dúvidas se é possível passar nos concursos militares estudando sozinho, esse artigo já começa com uma boa notícia! Sim, é possível! Desde que você seja organizado e siga algumas dicas, a tão sonhada vaga estará ao seu alcance.

Para começar, tenha sempre em mente que o primeiro passo é conhecer a prova, a banca, inclusive o peso das disciplinas, assim como as fases do certame. Da mesma maneira, é fundamental ter uma rotina de estudos.

Nas próximas linhas você terá acesso a 5 dicas para estudar em casa e conquistar o seu lugar na carreira pública. Além disso, poderá descobrir como os cursos online e preparatórios da Unipré podem te ajudar. Leia até o final!

1) Escolha bem o ambiente para estudar para os concursos militares

Em primeiro lugar, vem o cuidado com a escolha do local de estudo. Afinal, esse é um dos pontos mais importantes para você estudar em casa.

Dessa forma, ele precisa ser calmo, organizado, silencioso, bem iluminado e confortável. Da mesma maneira, você deve se preocupar com questões como:

  • Ergonomia da cadeira. Para que você aguente ficar sentado por um bom tempo, sem dores e sobrecarga no corpo, ela deve ser macia e ter regulagens no encosto e braços;

 

  • Organização dos materiais que precisa para estudar para os concursos militares, como caderno, lápis e borracha, por exemplo. Todos devem estar ao seu alcance, sem que você precise ficar se deslocando;

 

  • Ordenação do conteúdo que irá estudar. Aliás, esse é um cuidado essencial, pois você deve focar uma disciplina por vez para ter mais concentração e aprendizado;

 

  • Interferências externas. Então, não adianta você ter um quarto ou escritório preparado, mas toda hora ser interrompido pelo telefone, interfone, vizinho chamando ou até pelo cachorro. Portanto, escolha o cômodo mais afastado e tranquilo;

 

  • Distrações. Por fim, deixe o celular longe e no silencioso e prefira ficar distante de TVs e eletrônicos, como tablets e computadores. Afinal, eles acabam “te chamando” para um momento de descontração e atrapalham a concentração. Além disso, evite estudar na cama, pois isso acaba causando sonolência. Prefira uma bancada ou mesa.

2) Elabore um cronograma de estudos por disciplina

Em segundo lugar, para passar em concursos militares você precisa saber o que deve estudar. Por isso, avalie bem o edital, as matérias e assuntos que serão cobrados e, então, crie um cronograma de estudos para cada disciplina.

Dessa forma, o melhor é você pegar uma agenda ou caderno e anotar cada tema dentro dos tópicos exigidos. Ou seja, destrinchar cada área de conhecimento, conforme descrito na convocação do certame.

Da mesma maneira, você poderá grifar esses dados direto no edital. Porém, ao escrever, você terá a oportunidade de frisar também o tempo que precisará dedicar a cada assunto ou seu nível de conhecimento sobre um determinado ponto. Assim, focará apenas no que é mais crucial.

Inclusive, vale a pena olhar as provas anteriores, identificar os assuntos recorrentes e dar uma atenção especial a cada um deles.

Outro ponto importante é dedicar-se mais às matérias que possuem peso maior. Além disso, estude-as de acordo com a dificuldade, investimento tempo maior e foco às mais complicadas.

Ainda é indicado que você elabore metas diárias de estudo que incluam compreender um conteúdo e responder um determinado número de questões, por exemplo. Assim, com um cronograma e roteiro estabelecidos e foco no edital, estudar em casa dependerá apenas da sua rotina e dedicação.

3) Crie resumos e revise-os para passar em concursos militares

Em terceiro lugar, embora pareça perda de tempo, os resumos ajudarão muito na compreensão das matérias e nos estudos finais.

Afinal, os livros e apostilas são sempre muito completos. Então, se você anotar a mão os pontos de destaque, além de ajudar a memorizar os assuntos, também se torna mais fácil o seu entendimento, já que serão as suas palavras na resenha.

Da mesma maneira, vale a pena usar canetas marca-texto de cores diferentes nos seus resumos. Assim, use as mais chamativas para os assuntos que precisa focar mais e as demais de acordo com sua prioridade de estudo, por exemplo.

Por fim, lembre-se que a repetição ajuda ainda mais na memorização dos conteúdos. Portanto, no final do dia, revise todas as resenhas que fez. Avalie se falta algum detalhe e, se for o caso, ajuste qualquer ponto de melhoria que identificar.

Dessa forma, suas anotações estarão prontas para as revisões finais das disciplinas nos dias que antecedem a prova. Afinal, nesse momento, você já precisa estar com tudo estudado e resumido, apenas retirando as dúvidas finais e reforçando os temas mais complexos dos concursos militares.

4) Treine em cima das provas anteriores

Como você viu anteriormente, a repetição leva a memorização, assim como o foco e a determinação. Por isso, é fundamental que você pegue as provas anteriores e resolva a maior quantidade delas que puder. Dessa forma, você poderá observar pontos como:

  • Temas mais cobrados ou com peso maior;
  • Tendências da mesma banca do concurso que vai prestar;
  • Estilo de prova, assim como quantidade de opções de cada tópico;
  • Características da correção;
  • Estrutura cobrada em cada disciplina. Língua portuguesa, por exemplo, costuma ter interpretação e conhecimento de gramática.

Então, ter esse cuidado é uma excelente forma de praticar o que está estudando em casa e se sentir mais preparado para o exame.

O melhor é você treinar resolvendo as questões dentro do mesmo tempo que terá no dia da prova. Inclusive, para a redação. Aliás, lembre-se de avaliar também os estilos de temas e assuntos que costumam ser pedidos nessa avaliação.

Entretanto, não vale olhar o gabarito antes, hein!

5) Assista aulas e vídeos online específicos para concursos militares

Por fim, aposte em fazer um curso preparatório online, como os da Unipré. Afinal, eles possuem simulados específicos, monitoria, salas de aula interativas e conteúdos selecionados. Além disso, você terá acesso a um ambiente próprio para tirar todas as suas dúvidas.

Da mesma maneira, poderá acessar as disciplinas quando e onde quiser. Afinal, a plataforma conta com aplicativo para smartphone. Assim, você completará seus estudos feitos em casa e estará mais preparado para a avaliação.

Sua hora é agora e conte com a Unipré para realizar seu sonho da carreira pública nos concursos militares. Enfim, chegou o dia da prova? Então, fique calmo, saiba que fez o seu melhor e siga concentrado.

×