fbpx

Marinha do Brasil abre concurso para 235 vagas.

 A Marinha divulgou edital de concurso público para 235 vagas no Colégio Naval, estabelecimento de ensino do órgão sediado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).

Os candidatos devem ser do sexo masculino; não ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval; ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2013; ter concluído, com aproveitamento, o 9º ano do ensino fundamental ou estar em fase de conclusão.

As inscrições devem ser feitas no período de 15 de julho a 16 de agosto pelo site www.ensino.mar.mil.br e www.ingressomarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 20. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente nas organizações militares listadas no edital.

O curso conduzido pelo CN denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na EN, ministrando o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval.

O ingresso no Curso de Preparação de Aspirantes será efetivado no ato da matrícula, por ocasião da admissão no 1º ano do curso, para os candidatos aprovados em Concurso Público de admissão e classificados dentro do número de vagas fixadas.

O ciclo escolar será conduzido em regime de internato, e terá a duração de 3 anos letivos.
O ensino básico, em nível médio, visa ao preparo intelectual do aluno para o ingresso na EN. O currículo das disciplinas do ensino básico (matemática, português, inglês, física, história, geografia, química, biologia e informática) deverá observar o conteúdo e a carga horária exigidos pela legislação federal relativa ao ensino médio, para fins de equiparação e equivalência, bem como conter as disciplinas necessárias para o acompanhamento do Curso de Graduação na EN.

O Ensino Militar-Naval (Instrução Militar-Naval e Educação Física) tem por finalidade desenvolver nos alunos os atributos morais e cívicos, bem como a sua aptidão física e transmitir conhecimentos militares-navais mínimos necessários para despertar e, progressivamente, aumentar a motivação pela carreira naval.

Durante o curso, os alunos estarão sujeitos ao cumprimento de normas que estabelecerão o
rendimento mínimo e as condições exigidas para a aprovação e posterior aproveitamento, dentro do número de vagas disponibilizadas para ingresso no primeiro ano da Escola Naval, estando prevista a realização de exames eliminatórios de saúde, físicos e psicológicos. Tais normas deverão ser de conhecimento dos alunos, estando sujeitas à alteração no decorrer do curso, conforme as necessidades da Administração Naval.

A aprovação no curso permite ao aluno receber o certificado de conclusão do ensino médio acompanhado da respectiva ficha histórico-escolar,e também o Certificado de Reservista Naval.

O curso é totalmente gratuito, além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

O concurso terá prova escrita de matemática, estudos sociais, ciências, português e redação, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Haverá ainda um curso de formação.

A data das provas ainda serão definidas. O início do curso de formação está previsto para 11 de fevereiro de 2014.