fbpx

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o estabelecimento de ensino destinado, exclusivamente, à formação dos sargentos de carreira das Armas do Exército Brasileiro.

Para o cumprimento de sua missão, seleciona jovens de todas as partes do Brasil, submetendo-os a intenso adestramento que lhes aprimora o caráter, desenvolve a capacidade física e o conhecimento da profissão militar.

O candidato à inscrição no concurso de admissão aos Cursos de Formação de Sargentos do Exército (ESA) deverá satisfazer aos seguintes requisitos, a serem comprovados até a data da matrícula:

1) ser brasileiro nato ou naturalizado e do sexo masculino para todas as áreas, EXCEÇÃO feita para a área Saúde onde poderá ser de ambos os sexos;

2) ter concluído o Ensino Médio, na forma da legislação federal que regula a matéria. Se estiver cursando a última série desse nível escolar (3ª série) no ano da inscrição para o concurso, somente será habilitado à matrícula se concluí-la com aproveitamento, antes do encerramento do concurso de admissão;

3) possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade. Para todas as áreas as idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula.

Obs. O ano da matrícula é normalmente o ano seguinte ao do concurso.

As inscrições para o concurso ocorrem normalmente nos meses de maio e julho e são feitas no site http://esa.eb.mil.br/. O concurso ocorre normalmente no mês de outubro/novembro.

O Curso de Formação de Sargentos é realizado em aproximadamente 18 (dezoito) meses. Os primeiros 7 (sete) ocorrem em uma das 13 (treze) Organizações Militares de Corpo de Tropa espalhadas pelo Brasil; o restante do Curso realizar-se-á na Escola de Sargento das Armas (ESA) , na Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

As Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT) onde serão realizados os cursos do Período Básico:

PERÍODO BÁSICO

ORGANIZAÇÃO MILITAR CORPO DE TROPA (OMCT)

LOCALIZAÇÃO

1º  Grupo de Artilharia Antiaérea (1º  GAAAe)

Rio de Janeiro – RJ

4º Grupo de Artilharia de Campanha (4º GAC)

Juiz de Fora – MG

4º Batalhão de Polícia do Exército (4º BPE)

Recife – PE

6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB)

Alegrete – RS

10º Batalhão de Infantaria (10º BI)

Juiz de Fora – MG

12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC)

Jundiaí – SP

13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (13º RC Mec)

Pirassununga – SP

14º Grupo de Artilharia de Campanha (14º GAC)

Pouso Alegre – MG

20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB)

Campo Grande – MS

23º Batalhão de Caçadores (23º BC)

Fortaleza – CE

23º Batalhão de Infantaria (23º BI)

Blumenau – SC

41º Batalhão de Infantaria Motorizado (41º BI Mtz)

Jataí – GO

51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS)

Altamira – PA

Durante o curso o aluno escolherá uma Qualificação Militar (QMS) dentre: Infantaria Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Manutenção de Comunicações, Material Bélico-Manutenção de Viatura, Material Bélico-Manutenção de Armamento, Material Bélico-Mecânico Operador , Topografia, Intendência, Música, Saúde e Aviação – Manutenção.

O Período de Qualificação é realizado nas cidades de: Três Corações – MG, Rio de Janeiro – RJ , Taubaté – SP.

 O processo Seletivo é constituído de Exame de Escolaridade, Valoração de Títulos, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

O Exame de Escolaridade é realizado por meio de Provas Escritas do tipo objetiva/múltipla escolha, das disciplinas de: Matemática, Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia do Brasil e uma parte discursiva: Redação.

O concurso realizado em 2013 para ingresso em 2014 ofereceu 1357 vagas.

Para conseguir a APROVAÇÃO o candidato tem que obter no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova e na questão de Redação deverá ter nota igual ou superior a 5,000.

A relação candidato vaga tem ficado em torno de 37 candidatos por vaga.

Os candidatos da área Saúde deverão ter concluído o curso de Técnico em Enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar de corpo de tropa (OMCT), portando, nessa ocasião, cópia do certificado ou declaração de conclusão do curso, autenticada em cartório, expedida pelo estabelecimento de ensino civil responsável; o curso deverá ter seu registro reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN), em conformidade com a legislação federal;

Os candidatos da área Música deverão comprovar serem possuidores de habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas estabelecidas em Portaria do Estado-Maior do Exército (EME), a ser verificada em exames específicos do concurso de admissão;

 CURSO PREPARATÓRIO PARA A EsSA

Site da ESA