fbpx

A Academia da Força Aérea (AFA) fica situada em Pirassununga, São Paulo. É considerada uma das melhores escolas de formação de piloto do mundo, forma tanto pilotos brasileiros como de outros vários países.

O ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concurso público anual de admissão, de âmbito nacional. As informações sobre esse concurso está disponível no site da EPCAR, http://concursos.epcar.aer.mil.br, e em todas as organizações do Comando da Aeronáutica.

Podem participar do concurso pessoas de ambos sexos de nacionalidade brasileira, com  menos de 23 (vinte e três) anos de idade, até 31 de dezembro do ano seguinte ao do concurso, e deverão estar cursando ou ter concluído o 3 ano do Ensino Médio.

As inscrições normalmente têm início no mês de maio e o exame de escolaridade é realizado no mês de julho e será realizado por meio de provas escritas das disciplinas de língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação.

 Atualmente, a Academia forma cadetes dos seguintes cursos:

  • Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF)
  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)
  • Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT).

 Em 2013 foram abertas 12 vagas para aviação (ambos sexos), 25 vagas para intendência (ambos sexos),  e 15 para infantaria (sexo masculino).

O Concurso da AFA é gerenciado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

Vejas as informações de nosso CURSO PREPARATÓRIO PARA A  AFA