Se você quer se preparar para o concurso militar da EsPCEx, conhecer a instituição e como é o certame, chegou ao artigo certo!

Afinal, garantir a sua vaga na carreira pública também depende da sua dedicação nos estudos e no planejamento até a prova.

Então, veja na sequência como estar pronto para conquistar seu lugar!

Primeiro, conheça a EsPCEx

Para começar, a Escola Preparatória para Cadetes do Exército (EsPCEx) tem o objetivo de formar Oficiais Combatentes do Exército para atuação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Assim, o concurso militar da EsPCEx ensina técnicas militares, promove o condicionamento físico e instrui em disciplinas como engenharia, comunicações e material bélico.

Entretanto, é importante que os candidatos saibam que o regime é o internato durante a formação. Depois, ao ir para a AMAN, o ex-aluno segue como aspirante para se tornar um líder militar.

Fases do concurso militar da EsPCEx

Agora, quanto ao processo seletivo, ele consiste nas seguintes etapas, segundo a instituição:

  • Exame intelectual;
  • Inspeção de saúde;
  • Exame de Aptidão Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Comprovação de requisitos biográficos;
  • Averiguação de idoneidade moral.

Entretanto, as principais fases do concurso militar da EsPCEx são mesmo os exames intelectual e de aptidão física. Assim, a divisão deles é:

– 2 dias de provas escritas:

Em um sábado, são cobradas Língua Portuguesa, Física e Química em questões de múltipla escolha.

Já a Redação é discursiva. Então, no domingo, entram as avaliações de Matemática, Geografia, História e Língua Inglesa. Todas de múltipla escolha.

– Teste físico:

Depois de aprovados no exame intelectual, os candidatos passam pela inspeção de saúde e irão fazer a prova física.

Esta é composta por um circuito com 12 minutos de corrida, flexão de braço em solo e na barra fixa e abdominal supra.

6 dicas para encarar o concurso militar da EsPCEx

Antes de entrar nos cuidados para garantir sua vaga no concurso militar da EsPCEx, lembre-se de sempre conferir o edital.

Afinal, nele você verá detalhes da carreira, requisitos e descrição dos assuntos cobrados nas disciplinas.

A Unipré também preparou um artigo especial com tudo sobre a EsPCEx. Agora, fica ligado nas dicas!

1) Desestresse sua mente para o concurso militar da EsPCEx

Em primeiro lugar, vem um cuidado importante para a produtividade. Por mais que você esteja ansioso ou preocupado com o certame, encontre atividades que desestressem a mente.

Um cérebro cansado tem mais dificuldade de absorver conhecimento e, consequentemente, de ter bom desempenho. Então, planeje sua rotina de estudos diária com pequenos intervalos para distração.

Porém, lembre-se: essas pausas não podem superar os momentos de foco. A técnica Pomodoro pode te ajudar a ter o equilíbrio ideal.

2) Cuide do corpo e da sua dieta

Depois, você já sabe que no concurso militar da EsPCEx você precisará passar por exames intelectual e físico. Portanto, a alimentação e a prática de exercícios precisam estar no seu radar.

Assim, exercite-se diariamente, incluindo caminhada, corrida, flexões de braço e abdominais, pois são eles que farão parte da avaliação.

Já sobre a dieta, quanto mais equilibrada e variada, melhor. Tanto para o funcionamento do sistema nervoso e imunológico quanto para o condicionamento.

Dessa forma, se evitará o sobrepeso e desconfortos gástricos. Inclusive, na véspera do exame, prefira os alimentos leves e naturais.

3) Crie um cronograma de estudos e lazer para o concurso militar da EsPCEx

Em terceiro lugar, planejar como serão seus dias e horários de estudo e lazer é fundamental.

No seu cronograma, considere o tempo que dedicará a cada disciplina. Assim como, à realização de questões para reforçar o aprendido. Inclusive, o ideal é você buscar provas passadas para treinar.

Se você trabalha, por exemplo, sua rotina de estudos deve ser no período livre. Da mesma maneira, dedique um momento especial às atividades em família e a hobbies.

4) Foque nas disciplinas que tem mais dificuldade

Após estipular um cronograma de estudos e lazer para o concurso militar da EsPCEx é natural que você descubra assuntos ou disciplinas que sentirá mais dificuldade.

Então, vale a pena você rever sua rotina e incluir mais tempo para aprofundamento nesses temas. Dessa forma, você melhora o seu desempenho nesses pontos e sana dúvidas mais facilmente.

5) Faça um curso preparatório online da Unipré 

Uma boa forma de complementar seus estudos é fazer um curso preparatório online da Unipré. Afinal, por lá você tem:

  • Acesso a simulados, conteúdos e questões exclusivos;
  • Monitoria ilimitada com professores renomados da área;
  • Versão mobile para estudar onde e como quiser no seu tempo livre;
  • Plano de estudo personalizado e muito mais!

6) Resumo é vida

Por fim, sempre que for estudar deixe um caderno ou bloco de notas por perto. Ao fazer um resumo dos assuntos e disciplinas fica muito mais fácil fazer a revisão dos temas antes da prova.

Além disso, você terá em mãos os pontos mais importantes para aprofundar seus conhecimentos.

Então, é a hora de se preparar para o concurso militar da EsPCEx com os truques que viu aqui e fazer uma boa prova! Conte com a Unipré para sua aprovação!

×