fbpx

Concurso da EsPCEx 2019

Sobre a EsPCEx 

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), fica localizada na cidade de Campinas em SP. É o estabelecimento de ensino do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência. O ingresso é feito por meio de aprovação no concurso da EsPCEx,

Pré-requisitos  

Para participar do concurso o candidato deve atender algumas exigências, por ex: 

  • ser brasileiro nato, ambos os sexos; 
  • ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio; 
  • possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano seguinte ao do concurso; 
  • altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens; 

Período de Inscrições:  

7 de maio a 6 de junho de 2019. A taxa é de R$ 90.

Data do concurso:  

28 e 29 de setembro

Vagas: 

Serão 450 vagas para o curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico.400 são para o sexo masculino e 50 para o feminino.

Etapas do concurso 

O Processo Seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral. 

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em setembro/outubro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do processo seletivo citadas acima. 

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro. 

O que estudar para o concurso EsPCEx 

Os candidatos do concurso farão a primeira etapa do concurso (Exame Intelectual) que é composta por prova objetiva e redação, aplicada em 2 (dois) dias. 

  • 1º Dia 
  1. Língua Portuguesa (20 questões) 
  2. Química (12 questões) 
  3. Física (12 questões) 
  4. Redação 
  • 2º dia 
  1. Inglês (12 questões) 
  2. História (12 questões) 
  3. Matemática (20 questões) 
  4. Geografia (12 questões) 

Como se preparar para o concurso da EsPCEx:

Curso Preparatório PREMIUM – AQUI

Curso Preparatório PLUS – AQUI